História nChemi

    Em 2015, três pesquisadores apaixonados por empreendedorismo se lançaram ao desafio de deixar a carreira acadêmica e começar uma nova história. E assim surgiu a nChemi Engenharia de Materiais, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em nanotecnologia.

    No início a empresa recebeu apoio do centro de pesquisa de onde seus fundadores saíram, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar, e da FAPESP, através de projetos PIPE, voltados para a produção de nanomateriais em escala industrial e suas aplicações. Durante os anos seguintes teve projetos com a FINEP, SIBRATECNano (MCTI) e Petrobras S.A.

    Participou também de diversos programas de inovação aberta, sendo campeã do Mining Lab da Votorantim Metais (atual Nexa Resources) e do Paint the Future da AkzoNobel. Ainda, foi selecionada em programas do SEBRAE e da FIEMG para interação com grandes empresas.

    Tendo sido fundada por cientistas empreendedores, a empresa não poderia deixar de lado a academia, e por isso durante toda sua história buscou parcerias com grupos de pesquisa de universidades para continuar a desenvolver ciência de qualidade, com artigos científicos publicados com diversos parceiros.

Trajetória nChemi

2014

Ideia de empreender

Os fundadores, até então pesquisadores do CDMF UFSCar, começam a traçar as primeiras ideias sobre uma empresa baseada em aplicações da nanotecnologia e fazem o pedido de projetos PIPE FAPESP.

2015

Fundação

Em agosto de 2015 a nChemi é fundada e inicia o organização de sua infraestrutura e documentação para início de suas atividades. Primeira participação em um evento de inovação aberta, a u0022Innovation Fairu0022 da Dow.

2016

Primeiros Passos

Com a aprovação de PIPEs fase 1 da FAPESP a empresa inicia o desenvolvimento de métodos de produção em alta de escala de nanomateriais e suas aplicações. Primeira participação com stand em uma feira, a Nano Trade Show.

2016

Leaders in Innovation Fellowships

Coordenadores dos projetos PIPE selecionados para fazer parte do programa Leaders in Innovation Fellowship da Royal Academy of Engineering do Reino Unido.

2017

iMatSci

Com os primeiros resultados dos projetos de desenvolvimento de nanomateriais a empresa participa do primeiro evento internacional, o iMatSci da Materials Research Society em Boston, e apresenta o que viria ser o produto Plenus Duty.

2017

Mining Lab Votorantim

Campeã do programa de inovação da aberta da Votorantim Metais, o Mining Lab, com o projeto de uso de nanopartículas magnéticas para descontaminação de águas de efluentes.u003cbru003e

2018

Início Plenus e novos projetos

Novo PIPE fase 2 aprovado junto a FAPESP para o desenvolvimento de nanopartículas para uso em biotecnologia. Início dos primeiros ensaios da linha de revestimentos Plenus.

2019

Validação Plenus Med

Validação do revestimento para uso em instrumentação cirúrgica, Plenus Med, com primeiros parceiros. Busca por novos negócios e clientes.

2020

Lançamento Plenus Med

Lançamento comercial do revestimento Plenus Med, primeiro produto comercial para cliente final desenvolvido pela nChemi.

2020

Projeto Finep

Aprovação Projeto Subvenção FINEP para desenvolvimento de superfícies antivirais.

2021

Lançamento Plenus Duty

Lançamento do revestimento para uso industrial Plenus Duty.

2021

Petrobras

Assinatura de termo de cooperação com a Petrobras para o desenvolvimento de nanotecnologias para indústria de óleo e gás.